Estamos no Inverno!
A transição do clima que se deu no Outono, agudizou-se no Inverno, nomeadamente aumento do vento e baixas temperaturas, apresentam desafios ao nível do cabelo e da pele. Abaixo encontra algumas dicas de como os pode ultrapassar e conseguir um cabelo brilhante e macio e uma pele hidratada.
Muita gente pensa que devemos ter cuidados especiais com a pele e os cabelos somente no verão, devido à sobre-exposição ao sol, ao sal da água do mar e cloro das piscinas. Mas o Inverno exige cuidados especiais com o cabelo e com a pele devido essencialmente ao vento, à redução da humidade do ar e à baixa da temperatura.
Nos dias frios a nossa pele está mais sujeita a desidratar, porque as temperaturas baixas causam a diminuição da transpiração corporal, reduzindo a sensação de sede e a produção de sebo cutâneo, entre outros fatores que contribuem para a perda de água por parte da nossa pele. Assim, e tendo em conta que mais de metade da nossa pele é composta por água, os cuidados com a pele no inverno passam, em grande parte, pela sua hidratação. Caso contrário, poderão surgir alguns problemas dermatológicos particularmente típicos desta estação do ano, como é o caso da secura cutânea, das irritações e/ou das frieiras.
O mais importante é utilizar uma loção hidratante no corpo de manhã e à noite, mas sobretudo depois do banho com água tépida. Os banhos de água quente, que são muito agradáveis nesta estação, são uma prática a evitar uma vez que eliminam a gordura natural da pele, contribuindo para a tornar ainda mais seca. Escolha produtos de higiene que mantenham e potenciem a hidratação da pele, do rosto e do corpo. Recorde que a pele do rosto é diferente da pelo do resto do corpo pelo que deve escolher produtos de limpeza adequados a cada uma destas zonas.
Em relação à hidratação tópica recorde que há zonas que são muito sensíveis como as mãos, os lábios ou à volta dos olhos que exigem particular atenção, tal como os pés, os cotovelos e os joelho, por terem maior tendência a ficarem secas.
Os líquidos também são excelentes fontes de hidratação. Idealmente deveria tentar beber 1,5l de líquidos por dia sendo os chás, as sopas e as infusões uns excelentes substitutos da água, nesta estação. Os alimentos também podem ajudar a manter a pele hidratada.
Para tal deve selecionar aqueles com ingredientes ricos em água, antioxidantes e vitaminas, especialmente as D e a C. Frutas como morango, laranja e lima e legumes, como hortaliças, são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e previnem assim o envelhecimento da pele. Os frutos secos são ricos em vitamina E, selénio e antioxidantes, pelo que também são importantes para a saúde da pele.
O aumento do frizz também está entre os malefícios do outono, deixando o cabelo com o efeito arrepiado que acaba atrapalhando o visual. Mas, para evitar o problema, basta usar um condicionador adequado.
Para uma hidratação profunda uma vez por semana pode usar o condicionador como um sérum apenas nas pontas, uma vez por semana, ou seja, sem enxaguar.
Esta estação mais seca, provoca a desidratação e o aumento da sensibilidade da pele, potenciando danos mais profundos como, por exemplo, o seu envelhecimento precoce. Nesta altura do ano, a nossa pele tem tendência a produzir menos óleo natural e baixam os níveis de sudação, pelo que é crítico repor os níveis ideais de água e fortalecer a barreira protetora da pele.
A pele perde sua barreira natural de proteção, apresentando-se mais seca. Com baixas temperaturas à noite, típicas da época, as pessoas tendem a tomar banho mais quente, o que causa uma perda ainda maior da proteção. A falta de hidratação provoca comichão que, por vezes é confundida, com alergia. Para minimizar este problema escolha sabonetes sólidos com óleos vegetais como o óleo de coco e azeite, poderosos hidratantes.
Nessa estação, assim como no inverno, os produtos hidratantes devem ser usados diariamente, principalmente após o banho, tanto no rosto como no corpo. E não esqueça as mãos e os pés que por terem menos glândulas sebáceas precisam de cuidados especiais já que a pela nessas zonas seca com mais facilidade podendo mesmo abrir gretas.
Mas a alimentação também contribuir para minimizar o impacto desta estação na pele. O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, o limão, a pera, abacate ou abacaxi/ananás, entre outras e vegetais, como os brócolos, o repolho, a alface, o tomate e a cenoura, são aconselhados para esta estação.
É muito comum diminuir a ingestão de líquidos o que é errado. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás.