Houve um tempo, há milhões de anos atrás, em que as árvores morriam, mas não se decompunham. As florestas tornavam-se áreas enormes de madeira morta onde se criavam fogos incrivelmente grandes. Muito do carvão que consumimos hoje formou-se nesse período.
O carvão ativado é usado desde a antiguidade para curar uma variedade de doenças, incluindo envenenamento. Os efeitos de cura foram bem documentados desde 1550 a.C. pelos antigos egípcios.
Carvão é o nome comum a diversos produtos ricos em carbono, resultantes de processos geológicos ou da carbonização de matéria orgânica. O carvão vegetal resulta da carbonização da lenha, ou seja, da sua combustão incompleta.
O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade extraordinária, cuja capacidade de absorver seletivamente gases, líquidos ou impurezas, lhe confere um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação. Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigénio, de certas madeiras, a uma temperatura de 800 °C a 1000 °C, evitando que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade. No entanto, para se tornar ativado, esse carvão deverá passar por um processo de vapor que irá tornar a sua capacidade de absorção e filtração muito maiores.
A principal função do carvão ativado é remover as impurezas do organismo, por esse motivo o produto é muito utilizado em diferentes situações:
- Clarear os dentes graças aos seus microporos, que absorvem a placa e os restos de alimentos que são responsáveis por manchar os dentes;
- Aliviar o mal-estar abdominal causado por inchaço e gases. O seu consumo previne a formação de gases no intestino, pois ajuda a decompor de maneira correta os alimentos que influenciam na formação;
- Os compostos de carvão ativado ajudam a eliminar o colesterol ruim das artérias evitando a formação de placa.
- Ajudar a aumentar a elasticidade das artérias, reduzindo o seu endurecimento, facilitando o fluxo sanguíneo e ajudando a controlar a pressão arterial;
- Reforçar os mecanismos de defesa do organismo frente os agentes externos reduzindo o risco de contrair infeções.
Também é utilizado na cosmética por funcionar como um esfoliante suave que controla a oleosidade e proporciona uma limpeza profunda da pele, removendo impurezas, toxinas e vestígios de maquilhagem, sem retirar a hidratação.
A sua capacidade de absorção de toxinas e impurezas, facilita a limpeza dos poros, a quantidade dos cravos, tornando a pele mais luminosa, uniforme, firme e macia e é por estas razões que usamos carvão ativado na composição dos sabonetes Face Detox Acne e Borbulhas e Oil Free Face Peles Oleosas.